A ASMA é uma enfermidade que se caracteriza por episódios de dificuldade respiratória, acompanhados por uma sensação de sufocamento, devido a um estreitamento geral das vias respiratórias dentro dos pulmões, além de provocar uma freqüente e violenta tosse, que tem a finalidade de expulsar a mucosidade acumulada nos pulmões.
0 estreitamento das vias respiratórias deve-se a três fatores principais:
1 ) O músculo bronquial ao redor de cada via respiratória se contrai ocasionando um sufocamento ou espasmo, o que impede que se possa respirar com desenvoltura;
2 ) Acúmulo de mucosidade nos condutos aéreos;
3. Inflamação dos revestimentos bronquiais ou uma combinação dos três itens.
Recomenda-se ler o livro: “O que há de verdadeiro sobre a asma”, por Donald J. Lane o Anthony Storr - ed. Edamex.
Sintomas:
Os sintomas são: opressão no peito, tosse e dificuldade para respirar, tendo que auxiliar-se, em alguns casos graves, com broncodilatadores e oxigênio extra.
Causas:
As causas são: alergias, ar contaminado, infecção respiratória, estresse e ansiedade, os quais podem produzir um espasmo (contração involuntária) dos músculos que rodeiam os brônquios, não permitindo a entrada de ar nos pulmões.
O tratamento sugerido:
1 ) Manter um ambiente familiar e de trabalho adequados, já que o estresse e a tensão emocional influem muito sobre a asma.
2 ) Procurar permanecer tranqüilo e num lugar ventilado.
3 ) Ingerir muito líquido, já que isso afrouxa a mucosidade nos pulmões.
4 ) Cobrir a cabeça e a vasilha com uma toalha e respirar os vapores. isto afrouxa o muco e dilata os brônquios.
5 ) Ingerir própolis de abelha, com o fim de prevenir e eliminar quaisquer Infecções pulmonares, as quais são muito comuns na asma.
Tratamento : AQUI
.
.
|