Quando você se corta, neste lugar se reproduzem células novas para repor as eliminadas, detendo-se a produção no momento em que essas estão repostas. Quando as células em certa parte do corpo seguem se reproduzindo sem controle e sem uma razão aparente, produz-se um tumor duro.
A este tumor se chama câncer. Freqüentemente, algumas células desse tumor deslocam-se para outra parte do corpo, onde começam a reproduzir-se (metástases).
Sintomas:
Os sintomas vão depender do lugar onde está-se desenvolvendo este mal. Sem dúvida os mais freqüentes são: edema em forma de nódulo e posteriormente dor.
Este tumor vai afetar e obstruir a passagem do ar se estiver situado nos pulmões ou a passagem da urina se acontecer no aparelho urinário, ou vai obstruir as funções gastrintestinais, se for no estômago, intestino ou cólon etc.
Os lugares onde se apresentam o câncer com mais freqüência são:
1. Seios, útero o ovários
2. Próstata e testículos
3. Garganta
4. Pulmões
5. Intestino
6. Cólon
7. Pele
8. Fígado
9. Vesícula
10.Pâncreas
11.Ossos
Se o câncer é descoberto a tempo, é muito provável que se possa curá-lo, por isso a importância de se fazer exames regulares com um médico.
Sinais de ALERTA em relação ao CÂNCER
1. Perda de peso sem causa aparente
2. Úlcera que não cede em três semanas
3. Mancha da pele que cresce, irrita e sangra
4. Dores freqüentes de cabeça
5. Dificuldades para engolir (garganta)
6. Ronqueira persistente (garganta)
7. Tosse com sangue, dificuldade para respirar, sufocamento (pulmões)
8. Dor abdominal persistente (abdômen)
9. Mudança na forma dos testículos
10.Urina sanguinolenta (rins e bexiga)
11.Mudança nos hábitos intestinais
12.Mudança na forma dos seios (nódulos)
13.Sangramento ou gotículas de leite pelos mamilos
14.Sangramento vaginal entre a menstruação Retirado da “Enciclopédia Médica” da “American Medical Association”, Ramdom House.
Existem três tipos de câncer:
a) Os carcinomas, que afetam a pele, as membranas mucosas e principalmente as glândulas.
b) A leucemia (câncer do sangue).
c) Os sarcomas, que afetam os músculos, os tecidos conjuntivos e os ossos. O lipossarcoma é um tumor maligno, de tecido gorduroso, que se desenvolve usualmente no abdômen (o liporna é um tumor benigno).
Causas:
As causas do câncer não são conhecidas a fundo, sem dúvida sabe-se que na presença de certos agentes químicos existe maior probabilidade de que ele se desenvolva, como é o caso da fumaça dos cigarros, o sol em demasia, os raios X em excesso, o meio ambiente, certos alimentos e a herança genética. Esses elementos causam a deterioração do sistema imunológico e predispõem as células a se reproduzirem sem controle.
Tratamento recomendado:
Nos diferentes tipos de câncer como a leucemia, os carcinomas e os sarcomas, a melhor terapia é nutrir o organismo adequadamente e reforçar seu sistema imunológico para que ele mesmo destrua as células cancerosas. O própolis de abelha e o alho ajudam em grande parte a que isto aconteça, além das vitaminas e sais minerais que são requisitos necessários para que o sistema imunológico realize suas funções com eficiência, destruindo as células cancerosas. Algumas pessoas tratam o câncer com quimioterapia, obtendo bons Resultados sobre o tumor, porém sofrem grandes efeitos secundários, como:
• Perda de cabelo;
• Náusea;
• Esterilidade;
• Danos nos rins e no coração.
As vitaminas do complexo 13 ajudam muito a suportar esse transtorno. Quando uma pessoa faz uma radiação, é muito benéfico aplicar gel de Aloe Vera sobre a parte irradiada, dando também suco de Aloe para ingerir, pois este ajudará a reconstituir os tecidos danificados com rapidez. Existem muitos estudos realizados pela Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos a respeito das fortes queimaduras resultantes da radiação e dos raios X, para os quais se recomenda um tratamento com Aloe Vera como sendo um dos melhores reconstituintes celulares para os seres humanos.
.
.
|